saoj
Joined: 10/01/2008 08:20:15
Messages: 39
Offline
|
Para agilizar as coisas para quem está começando com o Mentawai, preparamos um projeto completo com as principais funcionalidades do framework. Trata-se de uma aplicação web onde você pode realizar um cadastro, se logar, editar esse cadastro e dar logout.
Essa aplicação pode e deve ser utilizada como ponto de partida para outras aplicações web.
Os seguintes conceitos são utilizados:
Validação
Autenticação
Redirect after Login
IoC
Auto-Wiring
Pool de Conexões
Tratamento de Exceções
ORM (Mapeamento de Beans no BD)
Diversas tags do Mentawai (mtw:requiresAuthentication, mtw:bean, etc.)
Baixe o projeto aqui: http://www.mentaframework.org/files/MentaBlank.zip
Abaixa descreveremos um passo a passo de como colocar esse projeto para rodar dentro do Eclipse, assumindo que você possui o Tomcat e o Sysdeo instalado no seu ambiente de desenvolvimento.
Selecione a opção do menu File -> Import. Escolha a opção "Existing Projects into Workspace". Clique em "Next".
Selecione a opção "Select archive file", clique em "Browse" e selecione o arquivo MentaBlank.zip que você baixou. Você deverá visualizar o projeto MentaBlank selecionado na caixa de texto logo abaixo.
Clique em "Finish" e um novo projeto "MentaBlank" será criado no seu eclipse. Antes de colocarmos ele para rodar no Tomcat precisamos criar um database para ele. O MentaBlank utiliza o MySQL, mas é bastante fácil alterá-lo para qualquer BD de sua preferência.
Vá no diretório WEB-INF/db e lá você encontrará dois arquivos:
MentaBlank.sql com o script SQL para gerar a base de dados da aplicação
grant.txt com o sql para criar o usuário "MentaBlank" no MySQL
Crie um database "MentaBlank", rode os arquivos acima e o seu banco-de-dados estará pronto para receber a nossa aplicação.
Repare que no AppManager.java, a configuração do Pool de Conexões é feita nas seguintes linhas:
Agora para testar sua aplicação clique em Project -> Properties. Selecione a opção "Tomcat" e faça as seguintes alterações abaixo:
Clique em "Ok", inicie o seu Tomcat e acesse a URL http://localhost:8080/MentaBlank/ para testar a aplicação.
Obs: Versão para Eclipse WTP pode ser baixada em: http://www.mentaframework.org/files/MentaBlankWTP.zip (por Hélio Frota)
|